top of page
  • Foto do escritorWillian Fernandes

AULA DE VIOLÃO PARA INICIANTE: COMO FAZER PESTANA

Atualizado: 26 de nov. de 2020



Fala galera, Tudo bem? Aqui quem fala é o Willian e neste artigo eu vou te mostrar 3 passos para você aprender a fazer pestana.


Quem nunca pensou em tocar uma música que gosta muito e quando vai ver as cifras da música, possui um ou dois acordes com pestana e então desistir de aprender a música?


Acredite isso já aconteceu comigo e muito.


Eu quando estava aprendendo a tocar violão, assim como muitos iniciantes tive muitas dúvidas e dificuldades, e umas delas era como fazer pestana.


E aprender a fazer pestana foi bem complicado para mim, porque meu violão ele era bem antigo, e seu tamanho era um pouco desproporcional para a minha altura, o que me deixava com uma postura não muito saudável para tocar.


Além disso, seu braço estava um pouco empenado, deixando as cordas altas e isso dificultava ainda mais, não só meu aprendizado como também para fazer acordes, principalmente os de pestana.



No entanto, apesar de todos esses obstáculos, eu continuei tentando aprender a fazer pestana, porém eu tentava aprender da forma errada, porque eu não procurava saber realmente como aprender a fazer pestana, e também acabei deixando os fundamentos básicos que era ter paciência e consistência de lado.


Porque eu ficava com muita vontade de aprender a música que eu gostava e então quando eu ia tocar os acordes da música, principalmente os com pestana, eu achava complicado e bem cansativo ficar fazendo aquele tipo de acorde, porque eu só conseguia tocar a música até a metade, porque minha mão, pulso e meu dedo indicador começavam a doer e os sons dos acordes não saiam limpos e então eu começava a me sentir frustrado, achando que não iria conseguir aprender.

Até que finalmente eu decidi aprender a fazer pestana de forma correta.



Então eu comecei a pesquisar na internet várias dicas e técnicas para aprender a fazer pestana e depois de muita procura e anotações, eu achei um passo a passo que quando comecei a pratica-los só que dessa vez com paciência e sem nenhuma pressa, apenas seguindo as dicas e praticando os exercícios com consistência treinando de 15 a 30 minutos todos os dias, quando eu fui tentar novamente aprender a música que eu gostava, eu conseguia tocar com mais facilidade os acordes com pestana, o som saia mais limpo e já lembrava o da música e fora que quando consegui tocar a música até o final, foi uma sensação muito boa.


E valeu muito a pena ter tido paciência e ter treinado todos os dias!


Então agora eu vou te dizer quais foram esse passo a passo que você também pode aplicar para aprender a fazer pestana e tocar as músicas que você mais gosta.



Caso você ainda não sabe o que é pestana, não se preocupe que eu irei te explicar agora de forma simples e objetiva.


Pestana nada mais é que os acordes que tem na sua formação um dedo apertando duas ou mais cordas.


Isso quer dizer que existe pestanas de duas cordas até mesmo seis cordas. Então sempre que você precisar tocar em cordas diferentes, porém em uma mesma casa, você pode usar a pestana.


Pode parecer meio confuso né? Você pensar que no começo você vai tocar com o mesmo dedo apertando duas ou mais cordas, mas não se preocupe.


No início você pode sentir um pouco de dificuldade nisso, pode parecer cansativo, mas aos poucos você vai se acostumar.



1° Passo – Como posicionar o dedo da pestana


É importante você saber que a pestana é representada na cifra, com uma barra sobre alguma coluna horizontal.

























Então quando aparecer uma barra sobre alguma coluna, indica que devemos apertar todas as cordas do violão com apenas um dedo.


Na maioria das vezes, você vai utilizar o dedo 1 para fazer os acordes com pestana.


Então para eu explicar para você como você deve posicionar o dedo e para você entender melhor, vamos fazer uma pestana de seis cordas como exemplo:



Então o que você vai fazer é o seguinte, você vai colocar a lateral do seu dedo em cima das seis cordas na primeira casa, observe o GIF abaixo:



E é com essa região do dedo que você vai usar para fazer a pestana:



Feito isso você vai observar alguns detalhes:

  1. O primeiro deles é conferir se seu dedo está sobrando demais na parte de cima, isso pode mostrar que você está forçando demais a mão.

Então você apenas precisa ficar com a ponta do dedo para fora do braço, já que a pestana que estamos fazendo é a de seis cordas.



2. Agora, observe também se seu dedo não está torto demais, isso pode dificultar a pressão das cordas no meio do braço, na segunda, terceira e quarta cordas principalmente, além de que o som não irá sair limpo.



Quando você aproxima o dedo no traste da frente também, você facilita bastante, porque aí você tem a ajuda da ação contrária do traste pra poder pressionar as cordas, mas lembre-se, não é em cima do traste, é bem do lado dele.



Exercício Inicial


Então um exercício bem rapidinho, é que você vai fazer pestanas desde a casa 1 até a região da 10° casa ou até mesmo a onde o seu violão permitir e vai tocar uma corda por vez.



No começo você vai ver que precisa um pouco mais de força para fazer esses acordes com pestana e isso acontece porque você ainda não exercitou a lateral do seu dedo 1 e nem se acostumou a apertar as cordas com essa região da mão.


Porém, aos poucos você vai perceber que tudo fica mais natural, tudo a partir daqui então é treino, resistência, paciência e consistência.


2° Passo – Melhorando sua pestana


Outra dica é que você tem que tomar cuidado para as notas não saírem presas ao fazer a pestana, pois a força aos poucos vai se tornando o jeito, automaticamente você vai melhorando e aumentando sua precisão para colocar os dedos e também a pestana no lugar correto.


Depois que estiver com a pestana mais firme, para acelerar a troca de acordes, você pode pensar primeiro nos outros dedos antes de colocar a pestana.


Por exemplo, o acorde de Fá Maior você pode pensar primeiro em posicionar o seu dedo 2, dedo 3 e dedo 4, antes de colocar a pestana.



Uma boa dica é que, quando você for trocar de tal acorde para o acorde de Fá maior, você deve posicionar primeiro o dedo 2, e o dedo 3 e 4 você irá posicionar-los juntos e em seguida posicionar a pestana.


Veja no GIF abaixo, um exemplo no qual eu troco do acorde de Lá menor para um acorde de Fá Maior:



Porque fazendo isso, você vai conseguir trocar de acordes e fazer o acorde com pestana de forma rápida e correta.

3° Passo – Praticando os exercícios:


Agora que você já viu como posicionar o dedo da pestana e como melhorar sua pestana, comece a praticar os exercícios abaixo.


E para praticar esses exercícios aqui está a tabela com todos os acordes que você vai fazer:



1° Exercício:


Nesse exercício você apenas vai tocar os acordes de:


C-F-G


E para a batida ou ritmo, você pode tocar quatro vezes para baixo em cada acorde.


C / F / G

↓↓↓↓ / ↓↓↓↓ / ↓↓↓↓


E não precisa ser rápido, faça esse exercício na velocidade em que você se sentir confortável, pois o seu foco é aprender a fazer pestana e à medida que você vai ganhando agilidade, pegando o jeito de fazer, naturalmente você vai tocar rápido.


E assim que você estiver tocando certo essa sequência de acordes, sem errar e mudando de um acorde para outro sem dificuldades, você já pode começar a fazer esses outros exercícios e usar a mesma batida como já citei acima:


2° Exercício:


C / G / Am / F

↓↓↓↓ / ↓↓↓↓ / ↓↓↓↓ / ↓↓↓↓


3° Exercício:


D / Bm / G / A

↓↓↓↓ / ↓↓↓↓ / ↓↓↓↓ / ↓↓↓↓


4° Exercício:


A / E / F#m / D

↓↓↓↓ / ↓↓↓↓ / ↓↓↓↓ / ↓↓↓↓


5° Exercício:


F / Dm / Bb / C

↓↓↓↓ / ↓↓↓↓ / ↓↓↓↓ / ↓↓↓↓


6° Exercício:


E / C#m / A / B

↓↓↓↓ / ↓↓↓↓ / ↓↓↓↓ / ↓↓↓↓


7° Exercício:


Dm / Bb / F / C

↓↓↓↓ / ↓↓↓↓ / ↓↓↓↓ / ↓↓↓↓


8° Exercício:


Escolha qualquer acorde com pestana, mas digamos que você escolheu o acorde de Fá maior, então o que você vai fazer é tocar o acorde de Fá maior e vá subindo as casas, porque existem acordes com esse mesmo formato, no braço todo.



Então esses 3 passos são fundamentais para você conseguir finalmente aprender a fazer pestana e sair por aí tocando as músicas que você mais curte.


E não desanime se você ainda não está conseguindo fazer a pestana direito, tenha paciência que logo, logo os resultados vão aparecer e lembre-se de que ter consistência também é fundamental, então tente treinar todos os dias nem que seja de 15 a 30 minutos como eu falei e comece aprendendo músicas que possui apenas uma pestana, depois você passa para músicas que tem duas pestanas e por ai vai e quando você menos esperar, já vai estar tocar milhares de músicas com pestanas.


E inclusive, se você quer aprender a tocar violão, de forma mais rápida, apenas praticando exercícios simples, porém eficientes, no qual vai fazer você ganhar mais coordenação motora e agilidade para você aprender a tocar suas músicas.


Aqui abaixo estarei deixando um link de um método, no qual irá te ensinar todo o passo a passo para você que é iniciante e também para pessoas que já sabem tocar violão mas querem aprimorar ainda mais seus conhecimentos.



Espero que todas essas dicas e passo a passo tenham lhe ajudado e aqui no blog, tem outros artigos que também podem te ajudar, então vou colocar alguns deles aqui abaixo:



Posts recentes

Ver tudo

2 ความคิดเห็น


monsieurgibo
04 ต.ค. 2565

Tenho 59 anos e hoje tive a oportunidade de realizar meu sonho, comprei um violão e encontrei esse método eficaz e muito eficiente...já estou treinando...valeu....

ถูกใจ

asiramschneider
10 ก.ย. 2563

ótima didática. Pena que não consegui ouvir os sons dos acordes.

ถูกใจ
bottom of page