top of page
  • Foto do escritorWillian Fernandes

COMO APRENDI A TOCAR VIOLÃO EM CASA

Atualizado: 26 de nov. de 2020



Fala galera, Tudo bem? Aqui quem fala é o Willian e neste artigo eu vou te contar como eu aprendi a tocar violão absolutamente do zero e sem mesmo precisar sair de casa.


E vou te passar 3 passos que me ajudaram a aprender e que você também pode aplicar.


Lembro até hoje de como eu comecei a aprender a tocar violão. Eu já gostava bastante de escutar música até que um dia no colégio, em rodas de amigos eu vi um amigo meu tocando violão, e cara era algo totalmente diferente, pois você escuta música ao vivo, sabe?


Aquele som natural saindo daquele instrumento era algo muito legal para mim, e foi a partir daí que eu despertei uma enorme vontade de aprender a tocar violão e de procurar entender mais sobre música.


Qualquer música que eu escutava e tinha um violão tocando eu ficava ligado, era em rodas de amigos, era na rádio, caminhando pelas ruas, eu escutava a música e me imaginava tocando o violão, e foi a partir daí que comecei minha jornada de como aprender a tocar esse maravilhoso instrumento.



Eu comecei a pesquisar na internet como aprender a tocar violão, e achei vários vídeos, conteúdos e dicas de como aprender a tocar violão, porém era muita informação e tudo é novo para quem estar aprendendo a tocar, então eu ainda tive o trabalho de sair pegando e organizando as dicas mais simples e mais importantes que eu achava para começar a aprender.


E o mais legal é que eu comecei por uma música muito simples de tocar, que eu gosto e que é bastante conhecida, que é Ainda é Cedo do Legião Urbana.


Porém eu comecei aprendendo a tocar violão de forma errada, pois apesar de eu ter organizado várias dicas e técnicas que realmente iria me ajudar a aprender violão, eu não procurei realmente entender e nem coloquei em prática, porque eu fiquei muito empolgado para tocar a música que eu gostava e acabei deixando de lado dois fundamentos básicos que são eles, ter paciência e consistência.


Então quando comecei a tentar tocar essa música, aconteceram duas coisas:


Primeiro é que eu não conseguia montar os acordes direito e segundo é que a batida, ou seja, o ritmo da música eu não sabia fazer e o som também não saía legal, além de que tive diversas dúvidas e fiquei sem saber por onde começava.


Outra coisa que acabou atrasando meu aprendizado ainda mais foi o meu violão que era antigo, com um tamanho desproporcional para a minha altura o que fazia me sentir um pouco desconfortável, e ele ainda tinha o seu braço empenado o que dificultava ainda mais a montagem dos acordes.



Então eu comecei a me sentir frustrado, porque eu não tinha condições de comprar um novo, então eu ficava achando que o problema era comigo, que eu não iria conseguir aprender.


Mas então eu finalmente decidi aprender a tocar violão de forma correta.


Foi quando eu comecei a procurar entender e por em prática todas as dicas e técnicas que eu já tinha anotado e organizado, só que dessa vez fui fazendo passo a passo sem nenhuma pressa, apenas tendo paciência e consistência de treinar todos os dias.



Então agora vou te dizer quais foram às dicas e passo a passo que me ajudou a conseguir tocar minha primeira música.


Basicamente o que eu fiz foi o seguinte:


Eu comecei a treinar de 15 a 30 minutos por dia e às vezes eu só conseguia treinar 15 minutos por dia, por conta do meu Colégio e dos estudos.


O PRIMEIRO PASSO:


Foi eu entender que a minha mão esquerda ficaria responsável por montar os acordes e a direita por fazer a batida, ou seja, o ritmo da música.


O SEGUNDO PASSO:


Foi eu observar onde meus dedos ficavam posicionados para montar os acordes, porque eu aprendendo a fazer os acordes primeiro, praticamente minha mão esquerda ficaria automática, e então eu só focaria na minha mão direita para fazer a batida da música.


E assim que eu já estava conseguindo fazer os acordes no braço do violão e mudando de um acorde para outro sem errar e sem nenhuma dificuldade, eu comecei a treinar apenas a batida da música, sem montar nenhum acorde, pois o foco agora era eu entender os movimentos que minha mão direita fazia para tocar nas cordas.


O TERCEIRO PASSO:


Depois disso foi só eu ficar tentando sincronizar o que a minha mão esquerda já sabia que era os acordes da música com o que a minha mão direita também sabia que era a batida da música.


Portanto, eu apenas dividi o treino nestes 3 passos e fui aplicando todos os dias um passo de cada vez e isso fez com que meu cérebro raciocina-se cada informação mais rápido, com mais facilidade e depois de bastante treino, quando consegui tocar os acordes e batidas da música juntos, de forma constante, sincronizada e sem errar, o som estava lembrando o mesmo da música.


E valeu muita a pena ter treinado todos os dias e não ter desistido!


Porque quando você consegue tocar a sua primeira música, é uma sensação maravilhosa que você nunca esquece.



E do mesmo jeito que eu consegui você também consegue.


Porque eu sei que no início não é nada fácil, porque quando eu ia fazer os acordes, as pontas dos meus dedos começavam a doer, eu achava cansativo, também sentia dificuldades para mudar de um acorde para outro, também achava chato ficar fazendo alguns exercícios, porém foram esses exercícios que me ajudaram aprender violão de maneira mais rápida e o mais importante, da forma correta.


E inclusive, se você quer aprender a tocar violão, de forma mais rápida, apenas praticando exercícios simples, porém eficientes, no qual vai fazer você ganhar mais coordenação motora e agilidade para você aprender a tocar suas músicas.


Aqui abaixo estarei deixando um link de um método, no qual irá te ensinar todo o passo a passo para você que é iniciante e também para pessoas que já sabem tocar violão mas querem aprimorar ainda mais seus conhecimentos.



Então para te ajudar, vou deixar aqui abaixo alguns artigos no qual eu conto quais foram esses exercícios essenciais que me ajudaram bastante no começo da minha aprendizagem no violão, são eles:





Posts recentes

Ver tudo

5 Comments


joaomariadefreitasabreujoaomar
joaomariadefreitasabreujoaomar
Sep 02, 2021

Tenho um violão novíssimo e simplesmente fico contemplando. Não conheço nada do meu violão.

Like

elcimenezegratz069
Sep 01, 2021

Eu tenho paixão por violão e muita vontade de aprender a tocar.

Like

joaomariadefreitasabreujoaomar
joaomariadefreitasabreujoaomar
May 24, 2021

Ótimo...


Like

Jojo Stico
Jojo Stico
Mar 08, 2021

esse livrinho pode auxiliar iniciantes . Muito didático, https://go.hotmart.com/W49121026H

Like

mateusevalaraujo
Apr 08, 2020

Quero aprender tocar violão

Like
bottom of page